segunda-feira, 22 de setembro de 2008

HISTÓRIA DA BELEZA


"a geral e principal característica
das obras -primas gregas é uma nobre simplicidade
e uma serena grandeza,
tanto na posição como na expressão.
Como a profundidade do mar
que permanece sempre imóvel,
por mais agitada que esteja a sua superfície..."




Johan Joachim Winckelmann

da "História da Beleza" Direcção de Umberto Eco

7 comentários:

Al Kantara disse...

Bela imagem (real e literária...)

Amora Branca disse...

Sim, sem dúvida!

caxemira disse...

Será só das obras-primas "GREGAS"? ou será uma característica de QUALQUER obra-prima? ou uma condição para ser obra-prima?

bikini disse...

és tramada caxemira,parece-me que essa é uma das perguntas que enrolam os estômagos e fígados dos estudiosos mais sérios,dos nossos amigos críticos dos nossos ainda mais amados júris,enfim dos que sentenciam!
Eu acho que aquelas são condições importantíssimas para a designação da tal obra-prima mas penso que existem outras perspectivas que também conterão condições para a mesma designação.
Terá a Guernica algo de sereno?
Uma pintura mais contemplativa, outra mais provocadora geram estados de espírito diferentes...
Tanto para dizer, a este respeito,vamos mantendo o diálogo ou a inteligência ainda se nos esgota!Espero ver-te no café concerto de sexta-feira.

caxemira disse...

Olá Bikini, só para te dizer que talvez esta serenidade das obras-primas não seja sinónimo de quietude mas sim de uma afirmação INDISCUTIVEL. A Guernica é um grito (para ser simplista) mas é-o de forma serena, sem margem para dúvidas,objectiva,precisa( a serenidade dos que têm razão).

bikini disse...

estás inspirada Caxemira,consigo concordar com o que dizes embora ainda não saiba se a palavra é "serena".
Vou ,no entanto, continuando a fazer de advogada do diabo, que é um papel que me cai bem, e vou procurar outros exemplos para te contestar!Veremos..

Anónimo disse...

gostaria que algume me falasse algumas comparaçoes de obras gregas com as obras de leonardo da vince, por exemplo a obra a ultima ceia com a apollo bervedere feita por por Leocarés....
obrigada