sexta-feira, 24 de outubro de 2008

TROCAL - Um movimento jovem e original




O TROCAL é um movimento "subversivo" de trocas económicas que não usa dinheiro e promove encontros e acções originais e socialmente empenhadas.
Este sábado promovem mais um encontro do Trocal. Desta vez será dedicado à Horta Popular da Mouraria. De manhã vão melhorar as estruturas da horta. Depois de troca de palavras e sabores, vão pôr as mãos na massa e aprender um técnica de controlo de pragas. Mais tarde vão aprender a fazer sauerkraut e kimchi - produtos fermentados naturais.

Apareçam e tragam o vosso petisco para partilhar!

A Horta Popular está em falta de enxadas aceitam-se ofertas.

Em cima o mapa e o programa.

3 comentários:

m de mapa disse...

se tiverem mostrem imagens ou contem como foi!

Jindungo disse...

Foi muito bom. Vieram cerca de 30 pessoas, o que é mais do que o habitual, algumas das quais se fizeram acompanhar pelos filhos. À horta social da mouraria foram adicionadas algumas consoldas (usadas para consolidar os ossos), salva, e uma nogueira (?). Falou-se um pouco sobre as expectativas de cada um na rede de trocas, fizeram-se algumas trocas (ex., no meu caso, aulas de iniciação à guitarra por conhecimentos em horticultura biodinâmica), e recolheram-se pedidos e ofertas de cada um. Houve ainda duas oficinas - como fazer couve fermentada à tailandesa ( que disseram ter benefícios tais como fácil digestão, e maior abundância de nutrientes) e como preparar chá de cavalinha para evitar fungos na horta. As imagens virão mais tarde.

ALkantara - uma pergunta: O que tem isto de "subversivo"??

bikini disse...

subversivo porque não é "carneirice",porque é verdadeiramente diferente e inovador, não no sentido de querer ser desesperadamente diferente mas porque está assente em conteúdos genuínos e em sentimentos de boa fé. Já não se usa, percebes? e de tanto não se usar é já de vanguarda. Subversivo é bom, muito bom.