terça-feira, 30 de setembro de 2008

Portugal de especialistas!

NOVAS QUALIFICAÇÕES (CENTROS NOVAS OPORTUNIDADES)

- Especialista de Fluxos de Distribuição ( paquete)
- Supervisora Geral de Bem-Estar, Higiene e Saúde ( mulher da limpeza)
- Coordenador de Fluxos de Entradas e Saídas ( porteiro )
- Coordenador de Movimentações e Vigilância Nocturna ( segurança)
- Distribuidor de Recursos Humanos (motorista de autocarro )
- Especialista em Logística de Combustíveis ( empregado da bomba de gasolina)
- Assessor de Engenharia Civil (servente de pedreiro)
- Consultor Especialista em Logística Alimentar ( empregado de mesa )
- Técnico de Limpeza e Saneamento de Vias Públicas (varredor )
- Técnica Conselheira de Assuntos Gerais (cartomante/taróloga )
- Técnica Especialista em Terapia Masculina (prostituta )
- Técnica Especialista em Terapia Masculina Sénior (prostituta de luxo )
- Especialista em Logística de Produtos Químico-Farmacêuticos ( traficante de droga)
- Técnico de Marketing Direccionado (vigarista)
- Coordenador de Fluxos de Artigos (receptor de artigos roubados )
- Técnico Superior de Distribuição de Artigos Pessoais (carteirista).
- Técnico de Redistribuição de Rendimentos (ladrão).
- Técnico Superior Especialista de Assuntos Específicos Não Especializados (político)

Ciclo de Quintas Feiras Culturais - Galeria Verney

A MAPA - Associação Cultural promove a realização de um ciclo de Quintas Feiras Culturais - "CONVERSAR" - na Livraria-Galeria Municipal Verney em Oeiras. A primeira sessão realiza-se já na próxima quinta-feira, dia 2 de Outubro às 16 h, subordinada ao tema : "Aldeia, Cidade Humana". Trata-se da apresentação de um trabalho conjunto de três jovens arquitectos e um engenheiro - João Ribeiro da Fonseca, Eduardo Viana, Filipe Lima e João Manso - que interpela o publico para a compreensão de uma arquitectura contemporânea que rompe com o sonho esquizofrénico de planear as cidades em função do automóvel acreditando, em vez disso, que a verdadeira sustentabilidade irá realizar-se quando o espírito de comunidade for reavivado. Um tema que, pela sua natureza, irá suscitar debate e interacção com o publico, uma intenção primordial deste ciclo "CONVERSAR". Dia 2 Outubro, 16 h, Galeria Verney em Oeiras.

domingo, 28 de setembro de 2008

Noites do TIO - Xico Zé Jazz Trio


Fotografias de Jorge Pinheiro
Xico Zé Jazz Trio, composto por ele mesmo no contrabaixo e baixo eléctrico, João Pinheiro na bateria e Emílio Robalo no piano. Convidaram ainda Guto Lucena no saxofone, Mário Jorge na guitarra e Maria Viana na voz. Caramba, como é bom ouvir quem sabe...

Noites do TIO - Espaço Improvisar






























Atentos ao desafio, alguns atreveram-se a, durante o evento, improvisar desenhos que foram colocando no espaço criado para o efeito. Eis o resultado...






sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Martelada a dedo, o homem dá-lhe...

Andar por aí...




















(Cristina Robalo, Sem Título, 2000, Aguarela s/ papel vegetal)


Cristina Robalo expõe na VPF Rock Galllery (Rua da Boavista nº84, em Lisboa), de 25 de Setembro a 8 de Novembro. Para além de valer a pena ver o trabalho da Cristina, podem também conhecer este prédio que alberga 3 galerias diferentes num espaço muito sui generis (todas com exposições a decorrer).












Partindo do vídeo, Ana Bezelga tem vindo a explorar outros meios de expressão, sempre com uma elevada exigência formal. A arquitectura e um certo universo pop são temas recorrentes.

De 25 de Setembro a 24 de Outubro. Na Nouvelle Librairie Française. Avenida Luís Bívar, 91 1050-143 ou aqui



terça-feira, 23 de setembro de 2008

Noites do T.I.O - Café Concerto


Mais uma iniciativa da MAPA em parceria com o Teatro Independente de Oeiras : Noites do T.I.O. na próxima sexta-feira dia 26 de Setembro no Novo Espaço ali na marginal em frente à praia de S. Amaro de Oeiras. Jazz, Comédia, Arte em Exposição, Dj's para uma noite inesquecível de convívio e divertimento a partir das 21h30m.
Cada bilhete inclui uma bebida grátis
Entradas a 10 euros para o público em geral, 5 euros para sócios MAPA, clientes NOVO ESPAÇO e menores de 30 anos
Não apareça e depois diga que a vida está difícil...

Convergências significantes

Uma que me aconteceu hoje: um velhote, enquanto espera pela sua vez na fila do supermercado tira do bolso 2 sacos de plástico: um saco verde e um rosa. Eu estou à sua frente na fila enquanto, à minha frente a ser atendida, está uma rapariga preta.
A funcionária pergunta-lhe com grande à vontade (porque claramente já o conhece) se tem dúvidas em relação à cor do saco.
O senhor não responde imediatamente e só quando a rapariga preta se vai embora é que responde com as maiores das calmas:

- Eu ia-lhe dizer que não sou racista e que estava a escolher pelo tamanho e, 'tá a ver o rosa é mais pequeno que o verde serve melhor hoje, mas estava a rapariga aí à frente e eu não quis que ela pensasse coisas...

Enquanto isto olha para mim (eu só o vejo pelo canto do olho e já sinto o gasganete a apertar-se-me para uma resposta de «'tás aqui, 'tás ali») à procura de aprovação enquanto continua:

- A vida está mal para a juventude, agora é muito difícil...


Eu não consigo olhar para ele. Se lhe respondesse, por onde começaria? E que eco isso iria provocar? Se calhar isso mesmo, eco!



Tudo isto a propósito deste texto.

Ali como aqui mostra-se bem escarrapachado o preconceito abafado (com o rabo de fora) pela «modernidade», a estupidez disfarçada de graça, a mediocridade, a tacanhez... como se isso fosse tudo normal, não pessoal... como se tudo fosse «sem sentimentos».

Qual o meu título? Quem me pintou?



Ah então foi assim! Já desconfiava…
Estava o homem descansadinho no jardim a conviver inocentemente com os animais e as plantas quando Deus apresenta-lhe aquilo que viria mudar o seu mundo –A MULHER!
Naturalmente, o homem ergue-se ligeiramente tenso para observar enquanto ela tímida e como que obrigada, já como rato para gato, ajoalhada mas pouco curiosa, ouvindo antes de ver, o que seria o seu casamento perpétuo – O HOMEM!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

HISTÓRIA DA BELEZA


"a geral e principal característica
das obras -primas gregas é uma nobre simplicidade
e uma serena grandeza,
tanto na posição como na expressão.
Como a profundidade do mar
que permanece sempre imóvel,
por mais agitada que esteja a sua superfície..."




Johan Joachim Winckelmann

da "História da Beleza" Direcção de Umberto Eco

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Concerto do violinista José Machado no CCB

Integrado no Festival Música Viva 2008, o nosso associado José Machado vai actuar no próximo dia 23 de Setembro pelas 19 horas na Sala de Ensaio do CCB. José Machado oferece-nos um concerto inteiramente português com quatro estreias absolutas que integram um programa que abarca três gerações de compositores. Violinista consagrado no nosso meio musical, foi um estreito colaborador de Jorge Peixinho no seio do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, tendo prosseguido de forma exemplar o papel de divulgador da música portuguesa, seja com o GMCL, seja enquanto solista.
Tendo como ponto de partida cronológico a obra de Jorge Peixinho "The Missing Miss", que nos revela um lirismo quase melancólico do qual o seu título é já uma indicação, este concerto mostra-nos ambientes e idiomas diferentes em toda a diversidade de expressões da escrita para este instrumento, incluindo obras para violino com electrónica.

Música do dia (para o Nuno)

Jeff Buckley
Lover, You Should've Come Over

Andar por aí...
















«Para a criação do solo "Beautiful Me", o coreógrafo e performer sul-africano Gregory Maqoma desafia a noção de dança através do trabalho que desenvolveu com três coreógrafos e, ao mesmo tempo, cria uma extensão sua, do seu corpo, e nesse corpo tenta criar um reflexo dos artistas escolhidos» (fonte: Guia do Lazer)

No Teatro Municipal de Faro, 19/9 e 20/9, esta 6ªf e Sábado, às 21.30. o preço dos bilhetes é de 12 e 14 euros (com descontos).
























Numa noite única, The Legendary Tiger Man + Micro Audio Waves, considerados como dois dos mais estimulantes projectos portugueses dos últimos anos apresentam-se no CCB, Lisboa.

Este Sábado, dia 20,
às 21h00, no Grande Auditório. O preço dos bilhetes vai de 6 a 15 euros, sujeito a descontos.
























A 15ª edição da Ladra Alternativa recebe novamente as peças de vários criativos, sob o mote da reciclagem. Dias 20 e 21 de Setembro, no centro Cultural Dr. Magalhães de Lima, em Lisboa.

Mais info aqui.



Bom fim-de-semana a tod@s!




quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Dailymotion Launches The Short Circuit Award

Multi-award winning director Michael Winterbottom will be choosing ten shortlisted films to be screened at a special gala event in London on 8th October with loads of great prizes on offer including a trip to the Cannes Film Festival 2009! Entries close on 23rd September, so get filming today!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Não um fato mas uma ideia

not a suit but an idea
Berlin

" A arte é algo de vivo...em certas condições um simples impulso fragmentário, que não tem necessariamente de ser completo e perfeito, pois se o fosse, isso poderia significar a sua morte"

Joseph Beuys

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

E agora algo completamente diferente...


O tratador de animais Friedrich Riesfeldt ( Paderborn, Alemanha), também conhecido por Fred Xoné, deu a um elefante com prisão de ventre 22 doses de laxante animal, e mais de um barril de bagas, figos e ameixas, antes de o paquiderme entupido se poder aliviar. Investigadores reportam que o infeliz Friedrich, 46, tentava administrar ao elefante aflito um clister de azeite quente, quando a besta se aliviou. A força bruta da defecação inesperada do elefante, atirou o Sr. Riesfeld ao chão fazendo-o bater com a cabeça numa rocha, enquanto o elefante continuou a descarregar 90.71 kg de bosta sobre ele. Parece ser um daqueles acidentes bizarros que prova... que a merda acontece. (Caso verídico, tradução livre).

Zookeeper Friedrich Riesfeldt ( Paderborn, Germany) fed his constipated elephant 22 doses of animal laxative and more than a bushel of berries, figs and prunes before the plugged-up pachyderm finally got relief. Investigators say ill-fated Friedrich, 46, was attempting to give the ailing elephant an olive oil enema when the relieved beast unloaded. The sheer force of the elephant's unexpected defecation knocked Mr. Riesfeldt to the ground where he struck his head on a rock as the elephant continued to evacuate 200 pounds of dung on top of him. It seems to be just one of those freak accidents that proves... 'Shit happens'

Música do dia

Fistful of Love (2005)
Antony and the Johnsons

Dueto "Tons d'Alma" - Sábado, 20 Setembro - 21h30m- Oeiras

No próximo Sábado, dia 20 de Setembro pelas 21h30m na Capela do Palácio Marquês de Pombal em Oeiras, recital do Dueto "Tons d'Alma" e João Paulo Oliveira como guitarrista convidado. O piano e as composições de Ana Rá e a voz de Zi Plátano num encontro musical intimista e original. Entrada livre.

domingo, 14 de setembro de 2008

Fui ver!

E adorei... uma visão diferente sobre o tema da gravidez na adolescência, erros de percepção nas primeiras impressões, descobertas, amores e separações! Filme perfeito para um fim de tarde!

Alguém foi ver?!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Andar por aí...

É o nome do bloco de destaques culturais (e não só) que a Mapa vai apresentar às 6as para tornar o fim-de-semana muito animado e culturalmente diversificado.
De norte a sul, vamos procurar programas que consideremos interessantes e estaremos também abertos às vossas sugestões.

Feitas as apresentações, vamos lá aos destaques:



















O Cinema Nimas continua a passar os filmes de 2007. É uma excelente oportunidade de ver aquele filme que se perdeu na altura que estava em cartaz.
Juno passa este Sábado às 14h, 16.30h, 19h e 21.30h, no Nimas (Av. 5 de Outubro, 42 B) com o preço único de 3.50 euros.

















Aldina Duarte apresenta-se
no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre, Sábado pelas 21.30. Bilhetes a 10 euros.










Até 15 de Setembro ainda têm a oportunidade de apanhar uma boleia do programa Ciência Viva no Verão 2008, ver estrelas, faróis...deixar os sentidos experimentarem novas sensações!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

HISTÓRIA DA BELEZA



"É belo aquilo que, se fosse nosso,
nos faria felizes, mas que continua a sê-lo,
apesar de pertencer a qualquer outro"

da "História da Beleza" Direcção de Umberto Eco

domingo, 7 de setembro de 2008

BOM

RECOMEÇAR É BOMbom RECOMEÇAR É BOM BOM RECOMEÇAR RECOMEÇAR É RECOMEÇAR BOM é bom RECOMEÇAR É é BOM RECOMEÇAR É BOM É É BOM RECOMEÇAR RECOMEÇAR É BOM ... RECOMEÇAR

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Vende-se casa!


































Por estranho que pareça estas fotografias não são de nenhuma exposição de fotografia, não! esta casa está à venda! Passo a explicar: um dos meus hobbies é ver o que há no mercado imobiliário (os que me conhecem percebem porquê, os que não me conhecem pensem o que quiserem!) e deparei-me com esta pérola! Geralmente o objectivo é mostrar a casa mas este «artista» não se limitou às perspectivas habituais... ai, não senhor! As fotografias artísticas no mercado imobiliário não são novidade mas estas realmente destacam-se! Com a crise que existe actualmente na venda de casa, será este um bom método para aliciar possíveis compradores?!