Manuel Furtado dos Santos na Galeria Sopro

A Galeria Sopro - Projecto de Arte Contemporânea apresenta, a partir do dia 25 de Junho, a mais recente exposição do artista plástico Manuel Furtado dos Santos intitulada PÓS.
Uma viagem por várias cidades da Índia, entre Agosto e Dezembro de 2008, constitui a base do projecto expositivo agora proposto por MFS.
Nesta mostra, através do recurso à assemblagem e fotografia, é explorado o momento imediatamente após o acidente enquanto “milagre invertido”. Uma paragem ilusória do tempo que permite uma nova perspectiva espacial e temporal sobre esse mesmo tempo.
É aqui assumido o desafio de começar um “museu de acidentes” cuja colecção é criada com alguns desastres menores de automóveis. De uma forma geral o carro representa o século XX, a produção em série, o objecto central de desejo, o fetiche e a afirmação social.
O título da exposição refere-se ao século XXI, que insiste em se anunciar, mas que tarda em sair da sombra do anterior, assim como os paradigmas culturais, sociais e artísticos.
O conjunto dos trabalhos apresentados pretende “usar” tensões globais para explorar problemas intrínsecos à produção artística, encerrando em cada imagem e composição a vivência de um flâneur e o paradoxo de uma civilização.
Inauguração hoje das 19 às 22 horas na Galeria Sopro na Rua das Fontainhas (em Alcântara).