Desenho e Humor - QUINO


Qual é o procedimento a seguir para realizar um desenho?


Primeiro faço os esboços com lápis. Depois desenho com tinta da china. Ha dias que não consigo ter ideias, então faço muitíssimos testes e esboços sobre esboços. Neste caso o papel que uso é o de bloco notas, não o de desenho. São ideais um tanto confusas e não terminadas que conservo num arquivo. Utilizo-as como mina de ideias. Mudo personagens, situações e no fim consigo tirar uma boa ideia. Repara, que precisamente nestes dias recuperei uma que tinha aí desde há nove anos.

Tens algum projecto importante que gostavas de realizar?


Sim, muitos. Para começar um livro de desenhos que nunca tenham sido publicados e que “todos” estão por fazer. É uma utopia. Além disso gostava de continuar a serie de desenhos animados começada em Cuba. Veremos.



Retirado do texto em que refere as suas grandes influências:

“(…)Sempé, francês nascido em Agosto de 32 (eu nasci em Julho de 32) quem considero, junto comigo, um dos últimos expoentes de um tipo de humor em extinção, o humor humanista, não contaminado pela sátira política do momento. Tal como os meus, os seus desenhos não produzem gargalhada imediata, mas devem ser observados com muita atenção, inclusive pensados. Digamos que o considero um irmão não de leite, porque só estive uma vez com ele, mas sim de tinta.” Quino


Vejam mais em: http://www.quino.com.ar/